Um novo surto do tipo da gripe aviária que é mortal para os humanos atingiu a Ucrânia depois de a doença ter sido mantida sob controle durante dois anos, disseram veterinários na sexta-feira (18).
A Fiscalização Veterinária da Ucrânia afirmou que o surto foi detectado nesta semana na vila de Rovnoye, na península da Criméia, a mesma região atingida no final de 2005. Um total de 153 pássaros morreram repentinamente em uma empresa particular, onde mais de 25 mil aves são mantidas.
"Ontem (quinta-feira), foram concluídos testes e o DNA do vírus H5N1 foi encontrado", disse à Reuters um porta-voz do órgão, Anatoly Osadchi.
"A vila foi fechada, guardas foram colocados nos pontos de entrada e foi instaurada uma quarentena. Todos os pássaros estão sendo incinerados".
A fiscalização explicou que as seis primeiras mortes foram notadas na terça-feira, seguidas de outras dezenas nos dois dias seguintes.
O primeiro surto de gripe aviária na Ucrânia foi detectado no final de 2005, no Norte da Criméia - um importante ponto de parada nas rotas migratórias dos pássaros. Cerca de 30 vilas foram afetadas na época e milhares de pássaros sacrificados.
(Estadão Online, 19/01/2008)