A Polícia Ambiental apreendeu uma tonelada de peixes que foram pescados de forma irregular e estavam impróprios para o consumo em Itapuí (326 km a noroeste de São Paulo).
Segundo a Polícia Civil, por volta das 20h30 de quinta-feira (17), a Polícia Ambiental recebeu uma denúncia anônima de que uma carga de tilápias foi pescada com métodos não permitidos em época de piracema - período em que os pescadores só podem pescar com anzol na margem do rio. A carga teria como destino o Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de SP).
A carga foi apreendida em um caminhão de pequeno porte que estava estacionado na avenida Brasil. Dentro do veículo foram encontradas 57 caixas com peixes. Após análise, foi constatado que as tilápias estavam impróprias para o consumo e algumas já estavam estragadas.
O motorista do caminhão e um adolescente que o estava acompanhando foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil em Itapuí. O motorista pagou fiança de R$ 500 e foi liberado. Ele responderá por crime ambiental.
(Folha Online, 19/01/2008)