O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, ressaltou neste sábado (19) em Xangai a necessidade de aumentar a cooperação ecológica com a China, em seu segundo dia de visita ao gigante asiático. "Entramos em uma nova era de cooperação ambiental sino-britânica", afirmou.
Para comprovar seu compromisso, Brown se reuniu com os promotores da primeira cidade 100% ecológica da China, que está sendo construída nas imediações de Xangai. A ecocidade do distrito de Dongtan estará pronta em 2009, na ilha de Chongming, na foz do rio Yangtze.
O projeto tem a assinatura do gabinete urbanístico britânico Arup, em colaboração com o governo da metrópole econômica e financeira chinesa. "Geralmente não se pensa que os dois países que vão guiar o mundo na criação de ecocidades são China e Grã-Bretanha. Porém, é exatamente o que podemos anunciar hoje", disse Brown.
O gabinete Arup também participou na concepção do Estádio Olímpico de Pequim, uma obra batizada de 'Ninho do Pássaro' pelas formações de vigas de cimento e que Brown visitou neste sábado. O chefe de Governo britânico quer convencer China e Índia, para onde viajará no domingo, a assinarem o acordo internacional sobre o clima adotado em dezembro em Bali.
O acordo abre o caminho para a adoção de um pacto global aplicável após o fim do Protocolo de Kioto, que expira em 2012. A China se transformou, ao lado dos Estados Unidos, no principal poluidor do planeta devido a sua voraz economia, que tem crescimento superior a 10% por ano.
(France Presse, 19/01/2008)