Prefeitura de São Leopoldo lança campanha para o uso racional da água A preocupação com o Rio dos Sinos já começou no Município de São Leopoldo. O diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Luiz Antônio Castro, informa que a autarquia se prepara para os dias mais críticos do verão. Na próxima semana ocorre o lançamento da campanha para o uso racional da água. Ontem (17), a captação do Semae indicava o nível do rio com 85 centímetros. No dia 14 de janeiro, o rio marcava 1,10 metro.
Conforme Castro, o nível ainda não se mostra crítico, o que seria em torno de 60 centímetros. O diretor do Semae afirma que a equipe se prepara para o período de elevadas temperaturas e mínimo de chuvas, a partir da segunda quinzena de fevereiro, conforme previsões recebidas pela MetSul Meteorologia. "Nos primeiros dias de março o consumo se eleva pelo retorno das atividades do ano. Por conta disso, solicitamos que se racionalize água, ou poderemos ter uma situação crítica de estiagem", adianta.
Também estão sendo realizadas pelo Semae operações técnicas como a limpeza de crivos, manutenções eletromecânicas e obras operacionais. De acordo com o diretor de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de São Leopoldo, Joel Garcia Dias, também está sendo renovado o acordo com os arrozeiros queestabelece que, no momento em que o nível do rio estiver baixo, sejam paralisadas as atividades de bombeamento de água do Sinos para as lavouras de arroz.
(
Jornal VS, 17/01/2008)