Coleta será realizada diretamente nos 46 pontos de controle do Município São Leopoldo - Autoridades e comunidade estiveram presentes no lançamento do laboratório móvel do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) na tarde de ontem (17). A solenidade ocorreu em frente à sede da Prefeitura e contou com a presença do prefeito em exercício, Alexandre Roso (PSB), e do diretor-geral do Semae, Luiz Antonio Castro.
Conforme o diretor-geral da autarquia, o projeto, que custou R$ 126 mil, será destinado às ações de controle e monitoramento do tratamento e qualidade da água produzida pelas Estações de Tratamento de Água (ETAs). No laboratório móvel serão realizadas coletas, preservação, acondicionamento e transporte de amostras de água para este controle. "Estamos entregando hoje à Prefeitura mais este projeto, que significa a continuidade das melhorias nas prestações de serviços de saneamento para a comunidade de São Leopoldo. Neste laboratório móvel será possível realizar todos os testes de pH da água e turbidez, bem como a quantidade de cloro e flúor existente."
Segundo Castro, as análises poderão ser realizadas diretamente nos 46 Pontos de Controle e Qualidade da Água (PCQs), o que irá gerar agilidade na prestação de serviços à comunidade. "Nossa idéia, ainda para este ano, é de expandir para 60 pontos de controle. Serão 24 horas de trabalho, com aproximadamente quatro profissionais trabalhando no laboratório. Este profissional estará habilitado para realizar tanto os testes de análise, quanto as medições de pressão da água nos pontos." O Semae recolhe uma média mensal de 3500 amostras de água nos PCQs.
O prefeito em exercício, Alexandre Roso, frisou que o laboratório representa mais um avanço na busca pela qualidade dos serviços prestados à comunidade. “Estamos recebendo a melhor tecnologia do Brasil para analisar como a água deve chegar às nossas casas. Todos os testes serão feitos para que as pessoas possam estar recebendo a água com a melhor qualidade do País. Isto é utilizar tecnologia e o que temos de melhor para a nossa população.” Para Roso, o laboratório trará mais agilidade nas análises e procedimentos na cidade. Após os pronunciamentos, autoridades e público presente puderam ver de perto as instalações do laboratório móvel.
Estiveram presentes ainda no ato solene o presidente da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Nestor Pedro Schwertner (PT), o secretário municipal do Orçamento Participativo, José Carlos Pereira, e o secretário extraordinário da Coordenação Política e coordenador de Comunicação da Prefeitura, Ibanês Mariano.
(
Jornal VS, 17/01/2008)