Foram recolhidos bacalhau, siri e camarão sem higiene e origem comprovada Quatro locais que comercializavam peixe no Litoral Norte foram interditados nesta semana. As peixarias - duas em Capão, uma em Tramandaí e outra em Xangri-Lá - apresentavam vários problemas nos produtos colocados à venda. Agora, as peixarias interditadas só poderão voltar a atuar no mercado se realizarem um amplo processo de limpeza, higienização e comprovação de origem de alguns produtos. Entre os alimentos retirados dos locais, estavam peixes, bolinhos de bacalhau, casquinhas de siri e camarão. Todos foram destinados a aterros sanitários.
Durante o trabalho, foram apreendidos itens sem comprovação de origem, falta de identificação de procedência e em mau estado de conservação. Entre os moradores e veranistas, a ação refletiu em precaução extra. A recepcionista Tiane Peretti Roche, 36 anos, promete atenção redobrada, apesar de garantir que só adquire produtos em locais com referência. "Procuro comprar em peixarias conhecidas e cuido especialmente da forma como armazenam os produtos e a higiene do local", diz.
A ação foi resultado de uma operação conjunta entre o Ministério Público de Capão da Canoa, Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, Centro Integrado de Apoio Operacional e Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor (Cidecon), e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais de Capão da Canoa e Tramandaí.
(
Jornal VS, 17/01/2008)