Risco não é febre amarela, mas sim a dengue, observou uma médica hamburguense “A comunidade hamburguense deve ter cautela e tranqüilidade, pois não há surto de febre amarela na região. Nosso risco real é a dengue’’, observa a médica responsável pela Vigilância Epidemiológica de Novo Hamburgo, Vivian Pereira, sobre o aumento na procura por vacinas contra a febre amarela no Município desde a divulgação de que em todo o País há casos da doença.
De acordo com a médica, não há motivo para que haja preocupação em relação à febre amarela, pois todos os casos diagnosticados no País nos últimos dias foram de febre amarela silvestre, transmitidos por mosquitos silvestres, do gêneros Haemagogus e Sabethes. “Foram casos isolados e não tivemos nenhum relato de transmissão pelo mosquito vetor, o Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue’’, acrescenta Vivian, destacando cuidados para combater o mosquito. Apesar de sua preocupação, a médica lembra que todos os quatro focos do Aedes aegypti (três no bairro Santo Afonso e um no Industrial) foram erradicados. “A equipe de controle está sempre avaliando a situação atual”, completa.
A médica alerta que apenas as pessoas que forem viajar para as regiões em que a doença esteja ocorrendo, no Centro-Oeste e Norte do Brasil, e que tenham recebido há dose há mais de dez anos devem receber a vacina. A imunização também é indicada a pessoas que vivem nas regiões onde há casos de febre amarela em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos). Áreas que incluem todos os Estados e municípios da Região Norte e Centro-Oeste, todos os municípios da Maranhão e Minas Gerais, municípios localizados no Sul do Piauí, no Oeste e Sul da Bahia, Noroeste de São Paulo, Norte do Espírito Santo, Oeste do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
DosesDiferentemente do previsto pelo Estado e pela Secretaria Muinicipal de Saúde de Novo Hamburgo, as vacinas para febre amarela estarão disponíveis somente a partir da próxima semana na Casa de Vacinas, localizada na Rua Joaquim Nabuco, 610, Centro. Já as pessoas que vão viajar antes desta semana podem realizar as vacinas no Centro de Saúde Modelo ou no Aeroporto Salgado Filho, ambos em Porto Alegre.
Além da vacinação, Vivian ressalta que é importante, para evitar a proliferação da febre amarela e da própria dengue, que a comunidade mantenha os cuidados com a limpeza de ambientes que concentrem água parada em vasos, piscina e pneus, situações que evitam a proliferação do mosquito.
(Por Juliana Loureiro,
Jornal NH, 17/01/2008)