Mais de 800 famílias de agricultores assentados no Rio Grande do Sul serão beneficiadas com obras de infra-estrutura que incluem estradas, pontes e rede de água. Os dois municípios da região, Aceguá e Candiota estão incluídos. As ações foram garantidas pela Superintendência Regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS) por meio de convênios firmados com seis prefeituras para realização de melhorias em 16 assentamentos.
Estão programadas a abertura ou recuperação de 79 quilômetros de estradas, a construção de 50 metros de pontes e a instalação de 23 quilômetros de rede de água. O Incra repassará um total de R$ 1,6 milhão para estas obras. Todos estes convênios foram formalizados em dezembro passado para execução em 2008.
Candiota é o município com mais famílias beneficiadas. O convênio assinado em 27 de dezembro de 2007 prevê a recuperação de 34 quilômetros de estradas em 10 assentamentos, atendendo a 343 famílias. Aceguá, Arroio Grande, Itacurubi, Jóia e Pedras Altas também formalizaram convênios com a superintendência do Incra. As licitações para estas obras vêem sendo realizadas pelas prefeituras desde o início de janeiro e vão até o final de fevereiro. Todas as ações têm previsão de conclusão até o final de 2008.
(
Jornal Minuano, 18/01/2008)