“Eu não vou mais ao Daeb reclamar, já estou cansado”. É assim que responde o morador da rua Pery Coronel, nº 50 E, José Fernando Machado Alves, que vive no local há 50 anos, quando indagado se já tentou resolver a questão por meio do órgão competente. O problema que tanto incomoda Alves e os moradores da rua é o esgoto a céu aberto, que já virou rotina para as pessoas que vivem no local.
Com o verão, porém, a situação piora bastante. O cheiro forte atrapalha o comércio de Alves e traz mosquitos e desconforto. Nesta quarta-feira (16), por exemplo, com a forte chuva que caiu por alguns minutos, os buracos abertos alagaram e a sujeira do esgoto entupido subiu, deixando a situação ainda pior. “Todo verão é a mesma coisa”, diz Alves, que garante que já visitou o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb), no mínimo quatro vezes para tentar solucionar o problema, que se arrasta por quase quatro anos.
Toda vez que a reclamação chega, segundo o morador, o Daeb desentope a rede e algum tempo depois o problema retorna. “Eles colocam arame e água some por alguns minutos, mas em seguida retorna, depois que eles já foram embora. Só porque a gente é pobre tem que viver no meio do barro e da sujeira?”, pergunta Alves, lembrando que todo serviço público é pago pelo povo.
No final de novembro do ano passado o Jornal Minuano já havia relatado a situação por meio de sua seção “Minuano em Revista”. Contatado na oportunidade, o Daeb disse ter conhecimento do caso pela imprensa e providenciou o conserto do local, que acabou gerando problema novamente.
O que diz o Daeb hojePor meio de sua assessoria de imprensa, o Departamento afirmou que não houve nenhuma solicitação de serviço, por parte dos moradores, na Central de Serviços. A autarquia percebeu o problema através de procedimento de rotina de vistoria, realizando a desobstrução no dia 16 de janeiro, um dia antes das fotos tiradas pela reportagem do Jornal Minuano. A equipe esteve no local após o conserto, mas segundo os moradores, o problema continua.
(Por Francisco Rodrigues,
Jornal Minuano, 18/01/2008)