A chegada do verão e a freqüência cada vez maior de turistas em praias e locais sem saneamento básico podem causar uma série de doenças, entre elas a hepatite A. A enfermidade é transmitida através de água ou alimentos contaminados por fezes dos doentes. No geral, a hepatite A atinge crianças de até 9 anos de idade, mas também são registrados casos em adultos. Os principais sintomas são febre, dor abdominal, náuseas, vômitos, fezes claras, urina muito escura e coloração amarelada dos olhos e da pele. O período de incubação do vírus – o VHA – varia de 15 a 45 dias. Em Porto Alegre, o número de casos vem caindo nos últimos anos. Em 2005, foram 294 casos, 127 em 2006 e apenas 30 até agosto de 2007.
A enfermeira da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Lisiane Acosta, salienta que a prevenção é feita evitando-se locais úmidos, sem saneamento básico e por meio da limpeza adequada de mãos e alimentos. 'Os banheiros são locais de muito risco, assim como valões e saídas de esgoto que chegam à orla', afirmou.
Segundo a SMS, os principais cuidados para a prevenção da hepatite A são tomar somente água tratada; manter caixas d’água e reservatórios limpos e bem vedados; lavar bem frutas e verduras que são consumidas cruas; usar luvas e botas ao manusear com esgotos, fossas e banheiros; e lavar as mãos antes das refeições. Lisiane enfatizou que uma das prevenções contra a doença é a vacina, mas ela não está disponível na rede pública de saúde.
(
Correio do Povo, 18/01/2008)