No final da tarde desta quinta-feira (17/01), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu do governo do Estado duas mil doses da vacina contra a febre amarela. O Centro de Saúde Modelo receberá mil doses, a Unidade Básica de Saúde Tristeza e o Centro de Saúde IAPI receberão 350 doses, cada, e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, 300 doses.
No IAPI, 333 pessoas foram vacinadas hoje e, na Tristeza, 451. A vacinação nesses locais foi suspensa temporariamente nesta tarde devido ao término do estoque. Desde o último dia 9, os dois postos vacinaram 1.841 e 2.794 pessoas, respectivamente. No aeroporto, 1.270 doses foram aplicadas, sendo 200 hoje; no Centro de Saúde Modelo, foram distribuídas 400 senhas hoje, totalizando 3.746 doses. Ao todo, 9.651 pessoas foram vacinadas na Capital.
Orientações
Na tarde desta quinta (17/01), 29 agentes participaram de uma capacitação sobre a doença. A partir desta sexta (18/01), eles estarão nos postos de vacinação orientando as pessoas e prestando esclarecimentos referentes à febre amarela e às situações em que realmente há necessidade de vacinação. Também serão afixados cartazes com mapas sinalizando as áreas de risco.
A coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SMS, enfermeira Maria de Fátima de Bem, lembra que somente as pessoas que forem viajar para áreas de risco procurem os postos de vacinação, já que Porto Alegre é área livre de transmissão. A enfermeira ressaltou que a vacina deve ser feita pelo menos dez dias antes da viagem e dá imunidade por dez anos.
Risco
No Brasil, os locais de risco são as áreas de matas e rios nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 17/01/2008)