Devido à grande procura da imunização contra a febre amarela, estoques escassearam em 4 locais A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre recebeu ontem (17) do governo do Estado 2 mil doses de vacina contra a febre amarela. O Centro de Saúde Modelo receberá mil doses, a Unidade Básica de Saúde Tristeza e o Centro de Saúde IAPI receberão 350 doses cada e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, 300 doses. Devido à intensa procura, já faltavam estoques para atender à demanda nesses locais. O secretário de Saúde, Osmar Terra, voltou a afirmar ontem que as pessoas que não têm necessidade de viajar para áreas de risco não precisam tomar a vacina. Ele informou também que o Estado receberá mais doses.
Ontem, no posto do IAPI, 333 pessoas foram vacinadas; na Tristeza, 451. Desde o último dia 9, os dois postos vacinaram 1.841 e 2.794 pessoas, respectivamente. No aeroporto, 1.270 doses foram aplicadas, sendo 200 ontem; no Centro de Saúde Modelo, foram distribuídas 400 senhas ontem, totalizando 3.746 doses. Ao todo, 9.651 pessoas foram vacinadas em Porto Alegre. Com o objetivo de orientar a comunidade, ontem à tarde 29 agentes participaram de uma capacitação sobre a doença. A partir de hoje, eles estarão nos postos de vacinação orientando as pessoas e prestando esclarecimentos referentes à febre amarela e às situações em que realmente há necessidade de vacinação. Também serão afixados cartazes com mapas sinalizando as áreas de risco da doença.
A coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SMS, enfermeira Maria de Fátima de Bem, lembra que só as pessoas que forem viajar para áreas de risco devem procurar os postos de vacinação, já que Porto Alegre é área livre de transmissão. A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informa que a distribuição de vacinas é feita de acordo com as solicitações dos estados e que novos lotes sempre são enviados quando acabam as vacinas e o Estado pede.
(
Correio do Povo, 18/01/2008)