O deputado Gilmar Sosssella (PDT), membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, encaminhou pedido de urgência à Secretaria Estadual de Saúde, para que seja atendida reivindicação do município de Centenário, na região do Alto Uruguai, no que se refere a instalação de rede de água na localidade de Linha Carlos Serafini.
Entenda o problema
Em 2005, a administração de Centenário protocolou projeto na Secretaria Estadual de Saúde para obter repasse de recursos da Política de Saneamento Básico - PROSAN, que serão aplicados para instalação de rede de água na localidade denominada Linha Carlos Serafini, interior do município.
Em 2007, o deputado Sossella reiterou ao secretário Osmar Terra, a necessidade urgente do Estado atender a reivindicação do município, pois as famílias residentes naquela comunidade utilizavam poços artesianos próprios que apresentavam pouca vazão no volume de água. Na ocasião, Sossella e o secretário municipal de Agricultura, Genoir Florek, argumentaram que o problema poderia ser agravar no período de verão.
Osmar Terra, através de ofício, informou que o projeto do município de Centenário encontra-se junto gabinete do departamento de Ações em Saúde, já aprovado por técnicos da Política de Saneamento Básico, aguardando apenas a disponibilidade financeira para empenho, liquidação e pagamento.
De acordo com informações do secretário Genoir Florek, até o momento não houve nenhuma outra manifestação por parte do governo do Estado, e as famílias residentes na Linha Serafini estão passando grandes dificuldades para conseguir água devido ao período de estiagem que assola a região do Alto Uruguai. Os moradores ficaram sem água nos seus poços e precisam ser abastecidos através de um caminhão-pipa, fato que gera desconforto às famílias e alto custo ao município.
Solução
Sossella pede providências urgentes para que o Estado disponibilize os recursos necessário para execução do projeto de Centenário. A construção da rede de água terá aproximadamente quatro quilômetros de extensão, com custo total aproximado de R$ 90 mil. O município terá participação financeira na execução da obra que irá favorecer diretamente 15 famílias.
(Por Antonio Grzybovski, Agência de Notícias AL-RS, 17/01/2008)