O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, disse nesta quinta-feira (17/01) que novas termelétricas a óleo começam a operar nos próximos dias para evitar problemas de abastecimento de energia por causa da falta de chuvas.
Segundo ele, as chuvas que caíram nos últimos dias não dão segurança de que serão suficientes para elevar o nível dos reservatórios.
"Mesmo a meteorologia apontando para uma melhora significativa, nós manteremos a operação do maior número possível de termelétricas".
O ministro também informou que já estão em funcionamento 700 megawatts de energia provenientes de termelétricas. Nos próximos dias, mais 1,2 mil megawatts entrarão em funcionamento.
De acordo com Hubner, a Petrobras vai disponibilizar gás de seu consumo próprio para a geração de energia no país, o que deve ocorrer nos próximos dias.
O ministro se encontra ainda hoje com Edison Lobão, confirmado ontem pelo presidente Luis Inácio Lula da Siva para assumir o Ministério de Minas e Energia. A conversa será para apresentar o ministério a Lobão.
(Por Roberta Lopes, Agência Brasil, 17/01/2008)