O rio Yang Tsé, o mais longo da Ásia e o terceiro do mundo, está em seu nível mais baixo em 142 anos devido à falta de chuvas, segundo a imprensa estatal. Desde outubro, mais de 40 navios encalharam no rio, que flui ao longo de 6,3 mil km e é o principal canal de transporte fluvial no país. A gravidade da situação obrigou o Ministério de Comunicações a aconselhar aos cargueiros que evitem navegar neste rio, informou o jornal China Daily.
Segundo o jornal, em dezembro se armazenaram grandes quantidades de água na represa das Três Gargantas, o maior projeto hidrelétrico do mundo, mas responsáveis governamentais asseguraram que a seca não tem nada a ver com esta operação. "A falta de chuvas é a principal razão da seca do rio", assegurou um funcionário da Comissão de Recursos Hídricos do Yang Tsé.
A seca é recorrente no norte da China, mas nos últimos tempos se estendeu para o sul, outrora úmido e chuvoso. O fenômeno, que os analistas atribuem em parte à mudança climática, já afetou cerca de 40 milhões de hectares de cultivos, um terço do total, em um país onde apenas 13% das terras são cultiváveis.
(JB Online,
Ambiente Brasil, 18/01/2008)