A Secretaria de Saúde de Minas Gerais registrou mais quatro casos de macacos mortos no Estado. Os animais foram encontrados na zona rural do município de Itabira, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, e foram encaminhados para exame no Instituto Evandro Chagas, no Pará.
Os resultados devem verificar a possível contaminação dos animais por febre amarela. Segundo nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa da secretaria, já foi iniciada uma verificação do estado vacinal da população do município e a vacinação dos que não estiverem imunizados.
Na última segunda-feira (14/01), o Ministério da Saúde encaminhou 150 mil doses da vacina contra febre amarela para o estado. Para esta quinta-feira (17/01), estava prevista a chegada de mais 100 mil doses.
Sobre a suspeita da doença em humanos, a secretaria informou que o caso do motorista que esteve no município de Governador Valadares (MG) e foi internado na Bahia já foi descartado. Ele era vacinado e os sintomas não evoluíram de acordo com a doença.
Nesta sexta-feira (18/01), deve sair o resultado do exame sorológico de uma paciente natural de Redenção (PA) que estava internada em Uberlândia (MG) e teve alta na quinta (17/01).
(Por Mariana Jungmann, Agência Brasil, 17/01/2008)