As palavras ‘economia de combustível’ foram as mais pronunciadas nas entrevistas durante o Salão de Detroit e alguns carros movidos e eletricidade, álcool e até hidrogênio foram apresentados. Contudo, nos Estados Unidos, a preocupação ambiental ainda não é maior que a paixão por carros esportivos, utilitários ou picapes gigantes e os aplausos mais inflamados foram mesmo para eles.
A maior vedete do evento foi o Audi R8 V12 turbodiesel Concept. Primeiro superesportivo do mundo movido a diesel, o modelo tem visual ainda mais ‘invocado’ que o do R8 a gasolina e oferece para o motorista 510 cv de potência máxima, que o levam aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos e à máxima de mais de 300 km/h.
Por falar em diesel, parece que as montadoras querem que este combustível comece a movimentar cada vez mais carros nos EUA. BMW, Honda, Mercedes e Audi mostraram avanços na tecnologia diesel. Por outro lado, o álcool ganhou dois grandes colaboradores em Detroit: o presidente mundial da General Motors, Rick Wagoner, que disse que em 12 anos 30% do combustível usado por aqui será o álcool, e a Ferrari, que mostrou a F430 Biofuel, com 500 cv— movida a E85.
Outros modelos que também empolgaram foram as renovadas picapes Ford F-150 e Dodge Ram. A da Ford é a mais vendida dos Estados Unidos há 31 anos e foi o primeiro carro exibido no evento. Ganhou visual mais imponente e um novo motor. Já a Ram 2009 tem agora a frente mais agressiva entre todas as picapes, suspensão traseira multi-link e um novo motor Hemi. No estande da GM, destaque para o Corvette ZR-1, que impressiona pelo motor 6.2 Supercharged de 620 cv, e para o Cadillac CTS-V de 550 cv.
Mas nem só de ‘american cars’ vive o Salão. A Ford, por exemplo, mostrou o conceito Verve sedã, que será rebatizado de Fiesta sedã e deverá ser produzido no Brasil a partir de 2010, com foco também nos EUA.
Esse será o caminho para reduzir a ociosidade da planta de São Bernardo e aumentar a participação da marca no Brasil. Outro que também estará em breve nas concessionárias locais é o VW Passat CC, um cupê quatro portas com cinco opções de motores . Para completar, uma estrela à parte em Detroit: o Mach 5 que participou das filmagens de ‘Speed Racer’, que estréia no Brasil este ano.
(Diego Ortiz,
O Dia, 17/01/2008)