Especialistas avaliam destino da carga do barco encalhado a Leste da Ilha de Santa CatarinaA operação de retirada do óleo diesel do atuneiro encalhado em uma laje de pedra a quatro quilômetros da costa de Florianópolis levou 12 horas e terminou no início da noite de quarta-feira. A retirada dos 3 mil litros de combustível foi feita para facilitar o resgate da embarcação e diminuir os riscos de acidente ambiental.
Outra embarcação deu suporte à operação. Por ela, saíam duas mangueiras flutuantes, ligadas ao tanque do atuneiro. O óleo passou pelas mangueiras até chegar aos reservatórios do barco de apoio. A Capitania dos Portos não permitiu que as 130 toneladas de atum que estão apodrecendo no barco sejam jogadas ao mar, pois isso seria crime ambiental.
Inquérito deve ser concluído em até 30 diasAs causas do acidente próximo à Ilha do Xavier devem ser esclarecidas em até 30 dias. A Capitania dos Portos abriu inquérito para investigar o acidente. Os 27 tripupantes e dois passageiros do pesqueiro, que retornava do Litoral gaúcho para Navegantes, em Santa Catarina, vão depor na Capital.
(Diário Catarinense, 16/01/2008)
--