Prefeito diz que cuidar do meio ambiente e salvar o Castelhano faz parte de suas metas
A obra sonhada pelo prefeito Almedo Dettenborn começa a sair do papel ainda nesta semana. A revolução no sistema de esgoto de Venâncio Aires deve ser uma das construções mais complexas desta administração. “Esta é a salvação do nosso Castelhano”, disse o prefeito que concorda que não adianta buscarmos a conscientização sobre a coleta seletiva do lixo e termos o nosso esgoto sem tratamento. Dettenborn disse que esta será a maior obra de 2008 e que terá a determinação de ter continuidade nos próximos governos. Segundo ele, já existem R$ 5 milhões, via Corsan, para a obra cujo contrato já está em vigência. O dinheiro é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Federal.
De acordo com o secretário do Planejamento, Jader Ribeiro Rosa, esta semana topógrafos da Corsan devem estar no município para avaliar o local de construção da Estação de Tratamento do Esgoto cloacal. Já existe uma área de dois hectares reservada próximo à rua Brígida Fagundes para que seja instalado o sistema de decantação.
O secretário explica que, atualmente, a cidade comporta o sistema pluvial e o esgoto não recebe tratamento sendo direcionado ao arroio Castelhano. Rosa disse que a expectativa é que a obra deve iniciar até a metade do ano.
O secretário de Planejamento acrescenta que depois da estação de tratamento estar em funcionamento haverá a necessidade de canalizar toda a cidade para a mudança do sistema.
Janeiro
O mês de janeiro, que para muitos é de férias, para a Prefeitura é de muito trabalho, principalmente no que se refere a obras. O prefeito Almedo Dettenborn salienta que entre as prioridades, neste mês, está a abertura de ruas nos bairros Santa Tecla, Brands e na vila São Martinho de Lima, a canalização na rua Coronel Massom e em Linha Cecília. Nos próximos dias também devem estar concluídas algumas obras que já estão em andamento nos bairros e no Loteamento Bela Vista.
Também estão programadas para os próximos meses algumas outras ações como a ampliação em 147 metros quadrados na Escola Municipal Narciso Mariante de Campos, com a construção de refeitório, cozinhas e salas. A construção do refeitório no ginásio do bairro Macedo e a construção de novos banheiros na praça evangélica estão programados.
(Por Jaqueline Carissimi, Folha do Mate, 17/01/2008)