Por dia, cidade produz cerca de 12 toneladas
São Marcos - A coleta e separação de lixo na cidade passou a ser feita por uma nova empresa, a Biasotto e Cia Ltda, de Carlos Barbosa. A alteração, em vigor há pouco mais de duas semanas, foi feita por meio de licitação após o término do contrato com a antiga prestadora, a Nova Era, que atuou nos últimos dois anos. A principal mudança é que o recolhimento passou a ser feito com três caminhões - dois para o lixo orgânico e um para o seco - em vez de dois veículos, como era até o final do ano passado.
Atualmente, são recolhidos 360 toneladas de detritos por mês no município, sendo 240 de orgânico e 120 de seletivo. Por dia, a média chega a 12 toneladas recolhidas.
De acordo com a fiscal ambiental da prefeitura, Aline Maria Trindade Ramos, a coleta é feita de segunda a sábado, com exceção de feriados. Para acelerar o serviço, a cidade foi divida em dois blocos. O mapa com os dias e os horários está no site da prefeitura (www.saomarcos-rs.com.br/?ir=coletadelixo).
- Estamos em um período de adaptação, mas já podemos perceber uma melhora na coleta. Os resíduos orgânicos são levados para o nosso aterro e o lixo seco é vendido pela empresa que faz a coleta, que também fica com o lucro - explica Aline, complementando que o aumento na frota foi a principal melhoria do serviço, já que a cidade está produzindo mais resíduos.
O aterro da cidade fica no distrito de São Roque, a seis quilômetros do centro de São Marcos. Ele tem capacidade para receber lixo em 11 células - atualmente, duas delas estão ocupadas.
A empresa que faz o recolhimento dos resíduos dispõe de um telefone para a comunidade fazer reclamações e dar sugestões com relação ao serviço prestado. O número é o (54) 9917.6206, com Augusto.
(O Pioneiro, 16/01/2008)