Um navio do governo da Austrália vai recolher os dois ambientalistas retidos por um baleeiro japonês na Antártida desde terça-feira, informou hoje a rádio australiana "ABC". O ministro de Relações Exteriores australiano, Stephen Smith, disse que o resgate será feito pelo Oceanic Viking, que pertence ao Departamento de Alfândega. Mas não soube dizer quando acontecerá a entrega dos dois ativistas. Ele acrescentou que está pedindo a cooperação de todas as partes envolvidas.
"Neste momento o Oceanic Viking pode avistar vários navios da frota de baleeiros japoneses, entre eles o Yushin Maru, no qual se encontram os dois membros da organização Sea Shepherd", disse Smith. O chanceler revelou que o governo japonês pediu ontem a ajuda da Austrália para a entrega dos dois. "Posso anunciar que ontem à noite o Executivo japonês se dirigiu formalmente ao australiano para pedir ajuda na operação", disse Smith. Ele acrescentou que levou o pedido em consideração de forma urgente.
O britânico Giles Lane, 35, e o australiano Benjamin Potts, 28, que viajavam no navio Steve Irwin, do grupo Sea Shepherd, subiram a bordo do baleeiro Yashin Maru 2 na terça-feira. Eles pretendiam informar ao capitão que a captura de baleias na Antártida é ilegal. Segundo o grupo ambientalista, Lane e Potts foram retidos pela tripulação do navio japonês. O capitão do baleeiro promete libertar os dois se o Sea Shepherd abandonar a sua campanha contra o massacre de baleias.
(
Folha Online, 17/01/2008)