Em Bento Gonçalves, também há novidades com relação ao destino dos resíduos coletados. Foi assinada no início da semana a ordem de licitação para a mudança do ponto de transbordo, lugar onde é carregado o lixo para envio à cidade de Minas do Leão, já que Bento não tem aterro sanitário. A estação atual fica na Estrada da Vindima, próximo ao Loteamento Pomarosa, às margens da RSC-470. O novo transbordo será instalado em um terreno da prefeitura, 700 metros adiante do atual, na mesma estrada.
O prazo para licitação é de 30 dias e, depois desse período, a obra deve começar. As empresas interessadas devem procurar o setor de licitações da Secretaria de Finanças. Depois de escolhida a empresa, o prazo para a conclusão dos trabalhos é de 10 semanas. Serão investidos R$ 221 mil na nova estação de transbordo.
O espaço terá ainda balança rodoviária para pesar os resíduos, guarita e sede administrativa. Para diminuir o impacto da obra ao meio ambiente e formar uma espécie de "cortina", 1.331 espécies de árvores nativas serão plantadas.
(O Pioneiro, 16/01/2008)