Ações de governança solidária desenvolvidas na Capital serão apresentadas nesta quinta-feira (17/01) pelo prefeito José Fogaça, na Índia, durante o Encontro do Fórum de Governança Local Índia – Brasil - África do Sul (LGF - IBSA), na capital Nova Délhi. Fogaça irá presidir o debate temático "Democracia Local: Participação e Desafios, relatando programas da prefeitura para promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável na cidade".
Promovido pelo Institute of Social Sciences (ISS), o encontro ocorre até o dia 19, reunindo chefes de Estado, ministros, parlamentares, prefeitos e secretários de governo dos três países para trocar experiências, consolidar parcerias, fortalecer a democracia e fornecer apoio para a construção de instituições de governo local. “Vamos aprofundar a concectividade e o diálogo entre cidades das regiões sul da África do Sul, da Índia e da América Latina”, explicou Fogaça.
Durante o evento, será criado o Fórum Permanente de Governança Local Sul-Sul (Brasil, Índia e África do Sul), que irá trabalhar para a criação de uma Universidade das Cidades, com abrangência mundial. Entre os participantes brasileiros, gestores de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Diadema (SP), além do ministro das Cidades, Márcio Fortes.
Saneamento
Na terça-feira (15/01), Fogaça e o secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, visitaram a cidade de Bhopal, capital de Madhya Pradesh, maior estado do país, situado na região central da Índia. Com o prefeito de Bhopal, Sunil Sood, Fogaça e Busatto conheceram detalhes do sistema de saneamento implantado na cidade. Assim como a capital gaúcha, a localidade indiana é banhada por um lago, o Bhopal, e, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da Ásia, adotou um sistema de tratamento de esgoto semelhante ao Programa Integrado Socioambiental (Pisa), iniciado em dezembro na Capital.
O prefeito Sunil Sood demonstrou interesse na política de funcionamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na Capital, cujo orçamento é equilibrado, oferecendo abastecimento de qualidade à população. Conforme Sood, ao mesmo tempo em que a prefeitura de Bhopal conseguiu tratar efetivamente o esgoto na cidade, encontra dificuldades em relação às tarifas de água, registrando déficit há três anos em seu departamento.
Durante o encontro, os prefeitos também debateram questões referentes ao trânsito e transporte coletivo nas cidades. Com 1,7 milhão de habitantes, Bhopal está implementando o sistema Bus Rapid Transit (BRT), referência para o projeto Portais da Cidade, em Porto Alegre.
No início da semana, Fogaça e Busatto, visitaram o ISS, em Nova Deli, onde foram recepcionados pelo presidente da entidade, George Mathew, que confirmou presença na Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades, realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro na Capital.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 16/01/2008)