Trinta e cinco mil frangos foram sacrificados na quarta-feira (16/01) no estado indiano de Bengala Ocidental, onde as autoridades indianas, que pretendem matar um total de 376 mil aves, detectaram um foco de gripe aviária, informou uma fonte oficial.
Cinqüenta e cinco equipes visitarão fazendas no distrito de Birbhum, onde recolherão os frangos afetados pelo vírus, segundo o ministro de Desenvolvimento de Recursos Animais de Bengala, Anisur Rahman, entrevistado pela agência PTI.
No distrito de Dinajpur do Sul, outro foco de gripe aviária detectado na região, as aves ainda não foram sacrificadas. Uma fonte do Ministério da Saúde indiano consultada pelo canal NDTV afirmou que as equipes demorarão uma semana para eliminar os dois focos do vírus.
Após a confirmação do foco pelo Governo indiano, as autoridades bengalesas anunciaram o sacrifício de 376 mil aves, sendo 350 mil delas apenas do distrito de Birbhum. A fronteira com Bangladesh, país que também registrou casos de gripe aviária no ano passado, foi fechada por precaução, de acordo com uma fonte oficial.
As autoridades locais reconheceram pela primeira vez em fevereiro de 2006 a existência do vírus H5N1, que causa a gripe aviária, depois da morte de milhares de aves em diversos estados do país.
(JB Online,
Ambiente Brasil, 17/01/2008)