O senador Edison Lobão (PMDB-MA) é o novo ministro de Minas e Energia. A cerimônia de posse será na próxima segunda-feira (21/01) e Lobão já participará da próxima reunião ministerial, na quarta-feira (23/01).
Ao anunciar que aceitou o convite, no momento em que caía um temporal na cidade, o senador descartou a possibilidade de falta de energia no país devido à escassez de chuvas: "Não haverá apagão nenhum. As autoridades do Ministério de Minas e Energia têm tomado todas as providências. Temos que ser otimistas, otimismo com responsabilidade é o que se está fazendo no setor elétrico no Brasil. Não passamos por esse risco de apagão."
O nome de Edison Lobão foi indicado pelo PMDB. A pasta era ocupada anteriormente por Silas Rondeau, também uma indicação do partido, que cobrava uma definição para o ministério.
O anúncio foi feito após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ocorre no momento em que o filho do senador, Edison Lobão Filho, enfrenta denúncias de corrupção. Ele é suplente do pai e assumirá o mandato com a ida de Lobão para o Ministério de Minas e Energia.
Desde maio do ano passado, quando Rondeau deixou o cargo após suspeita de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos desarticulado pela Operação Navalha, da Polícia Federal, o Ministério de Minas e Energia estava sob o comando interino de Nelson Hubner, que era o secretário-executivo.
(Por Yara Aquino, Agência Brasil, 16/01/2008)