O presidente da Comissão Européia, Durão Barroso, recusou na quarta-feira (15/01) qualquer hipótese de recuo no plano sobre a redução das emissões de gás com efeito de estufa na União Européia, que será apresentado na próxima semana. "Não esperem por compromissos", disse José Manuel Durão Barroso, discursando perante a sessão plenária do Parlamento Europeu (PE), destacando que espera ver o pacote legislativo adotado até final do ano.
Nos últimos dias, têm sido divulgadas objeções ao pacote legislativo que será apresentado na próxima quarta-feira, no âmbito do esforço de reduzir em 20% as emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2020, em relação aos valores de 1990, um compromisso assumido pelos chefes de Estado e de Governo dos 27 no Conselho Europeu de março último.
"O pacote energético e climático deve ser visto como uma oportunidade para a Europa em termos econômicos", afirmou Barroso. O presidente da Comissão Européia salientou ainda que procura dar resposta a três grandes desafios energéticos: competitividade, sustentabilidade e segurança do abastecimento. Na quarta-feira a Comissão Européia apresenta a futura arquitetura do Comércio Europeu de Licenças de Emissão, os objetivos nacionais de redução de emissões de CO2 e para as energias renováveis.
A indústria européia tem divulgado críticas ao projeto e os ambientalistas também alertam para os efeitos negativos do investimento em biocombustíveis de primeira geração, principalmente nos preços de produtos agrícolas e na devastação de floresta para conseguir mais terrenos produtivos.
(
Envolverde/Agência Lusa, 16/01/2008)