Desde o dia 9 de janeiro, a Secretaria Municipal de Pesca (SMP) está reunindo pescadores do Município para tratar sobre licenças de pesca e matrícula de pescador. Um calendário de encontros foi elaborado e está sendo cumprido conforme a possibilidade de atendimento pelos órgãos envolvidos, que são a Prefeitura Municipal, através da SMP; Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul; governo do Estado, através do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) e Caixa Econômica Federal (CEF).
O primeiro encontro aconteceu na Ilha da Torotama. Conforme a programação, os pescadores da Ilha dos Marinheiros serão atendidos na terça-feira, 22, em horários variados: às 9h, na venda do Gerôncio; 11h, no Porto do Rey, na lancheria; 14h, Marambaia - Salão Santa Cruz; 16h, Fundos da Ilha, na venda do Germano. No dia 24, às 9h, serão atendidos os pescadores do São Miguel e, às 14h, do Parque Coelho, sendo que as reuniões acontecerão nas associações de moradores.
Estão previstas ainda reuniões nas localidades do Pesqueiro e da 4ª Secção da Barra, em datas e horários a serem definidos nos próximos dias. Os interessados em obter a matrícula de pescador deverão possuir o Ensino Fundamental completo (antigo 1º grau). Para facilitar esse processo, está sendo oferecido ensino a distância, através da modalidade do NEEJA. Mais informações na SMP ou pelo telefone 3035-8411, pela manhã.
(
Jornal Agora, 16/01/2008)