Situação afeta 40 famílias de produtores rurais em duas comunidades de Maximiliano de Almeida O prefeito de Maximiliano de Almeida, Euclides Dal Bello, solicitou um caminhão-pipa emprestado ao Daer de Passo Fundo para transportar água às comunidades rurais nas quais as fontes já secaram. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Sandro Cavalli, o veículo deve estar hoje na cidade. Ele prevê que, se não chover nesta quarta-feira, novos pedidos de água chegarão à prefeitura.
Cavalli confirmou que, na semana passada, a prefeitura contratou um caminhão-pipa para atender aos pedidos de proprietários rurais. Foram levadas 15 cargas de 6 mil litros cada uma às comunidades de Israel, Floresta e Navegantes. Nas duas localidades, 40 famílias ficaram sem água para os animais nas fontes superficiais. O município tem 95% da sua força econômica no meio rural, com destaque para gado leiteiro e de corte, além da citricultura e grãos. De acordo com o secretário de Agricultura, o prefeito decidiu pelo pedido de empréstimo para economizar recursos com a terceirização do transporte. 'Existe a previsão que a estiagem pode se agravar, expandindo-se para outras propriedades, o que exigirá presença mais constante de um caminhão-pipa', explicou Cavalli. Na última sexta-feira, choveu 40 milímetros na sede do município, mas, em áreas do interior, a precipação não ultrapassou 8 milímetros. Maximiliano de Almeida é o quinto município a implantar o transporte emergencial de água para a área rural em razão de estiagens localizadas. Os outros são Marcelino Ramos, Viadutos, Centenário e Paim Filho.
Em Paim Filho, são abastecidas propriedades nas Linhas Auxiliadora e São Marcos. A preocupação é garantir água para o gado leiteiro, que produz 1,5 milhão de litros de leite por mês. Em Marcelino Ramos, a água é retirada do rio Uruguai e segue num caminhão-pipa para propriedades nas Linhas Santa Bárbara e São Caetano. Em Centenário, são socorridas as linhas Carlos Serafini, Barão do Rio Branco e Lajaeado André. São 30 mil litros de água por semana. A prefeitura de Viadutos abastece produtores de Santa Gema, Rio Quinto, Cordilheira de Vila Rica, Barbosa, Pororó, Floresta, São Marcos e Pasarini.
(
Correio do Povo, 16/01/2008)