Ao longo de quatro anos, a contar do próximo domingo, Canoas receberá amplo programa de macrodrenagem, recuperação ambiental e desenvolvimento urbano. Intitulado Pró-Canoas, o plano foi anunciado ontem pelo prefeito Marcos Ronchetti e pelo secretário municipal de Gestão Administrativa e Modernização, Eduardo Ritter.
O Pró-Canoas torna efetiva a captação imediata de recursos internacionais, que, somados a verbas do município, devem promover obras com impacto direto na qualidade de vida da população. O lançamento oficial do programa será domingo, na praça do campo do Rio Grande, bairro Mathias Velho. A data marcará o início de obras em três pontos da cidade. Ocorrerá canalização e urbanização de dois trechos da Vala do Leão, sendo 240 metros entre as ruas Curitiba e Santa Catarina e 249 metros entre as vias Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Vala da Curitiba, entre as ruas São Paulo e Pelotas, ganhará urbanização, revitalização e estabilização.
Segundo Ritter, o projeto abrangerá a revitalização de cerca de 25 praças e parques, além de obras de infra-estrutura completa, incluindo drenagem, pavimentação, passeio e iluminação de pelo menos 25 vias.
(
Correio do Povo, 16/01/2008)