A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou nesta terça-feira (15/01) a terceira morte por febre amarela no Brasil neste mês. A vítima, um homem de 47 anos, esteve na cidade goiana de Caldas Novas no ano-novo e faleceu no dia 8.
É o quarto caso confirmado da doença, os outros três são de pacientes em São Paulo, Goiás e Distrito Federal. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, a confirmação foi obtida por exames laboratoriais.
Em Brasília, mais um caso de óbito por suspeita da doença foi notificado ao Ministério da Saúde. Segundo o ministério, um morador da zona rural de Luziânia (GO), no Entorno de Brasília, vinha sentindo os sintomas desde o dia 28 de dezembro e faleceu na segunda (14/01) à noite. Ele não estava vacinado.
A Secretaria de Saúde de Goiás informou que também há suspeita de leptospirose porque ratos foram encontrados no local onde o paciente morava. Ainda segundo a secretaria, o irmão do rapaz está internado com os mesmos sintomas.
Um outro paciente está internado no Hospital Anchieta, em Taguatinga, no Distrito Federal, com suspeita da doença. Segundo boletim médico do hospital, o estado dele é grave, porém estável. O homem, de 44 anos, deu entrada no Hospital Anchieta há oito dias depois de passar as festas de fim de ano em uma fazenda em Abadiânia (GO) sem vacinação.
(Por Mariana Jungmann, Agência Brasil, 15/01/2008)