As autoridades da província da China onde desemboca o rio Amarelo ordenaram a retirada de 42 pontes flutuantes que cruzam a segunda corrente fluvial mais longa da Ásia, já que seu curso se congelou e as estruturas impediam a passagem do gelo, informou hoje a imprensa estatal chinesa.
O rio, que costuma congelar no inverno, tem densidades de gelo de até 50% em alguns trechos de seu curso baixo na província de Shandong, segundo Dai Mingqian, do departamento de administração do rio Amarelo.
Em Jinan, a capital provincial, os habitantes afirmam ter visto "blocos de gelo enormes" avançando rumo à desembocadura, no leste da província. No total, 600 quilômetros do rio (de um comprimento total de 5.400) se encontram congelados em sua superfície. O gelo se acumula gelo em meandros e estreitamentos.
Este ano, o curso baixo do rio Amarelo começou a registrar blocos de gelo dia 31 de dezembro, um mês mais tarde que o habitual. O rio nasce na província de Qinghai, no planalto tibetano, e é considerado pelos chineses o berço de sua civilização.
(
Efe, 16/01/2008)