Representantes do Ministério da Agricultura se reuniram nesta terça-feira (15/01) com o vice-ministro da Agricultura, Desenvolvimento e Serviços do Sri Lanka, Siripala Gamlath. Durante o encontro, foi mostrado à comissão do país do sul da Ásia um panorama do agronegócio brasileiro, com destaque para as experiências em biocombustível, agroenergia e defesa sanitária animal e vegetal no Brasil.
Segundo o secretário-substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Lino Colsera, o Brasil pode servir de exemplo para o Sri Lanka. “Eles estão demonstrando grande interesse pelo Brasil, em conhecer o sucesso do país na área de agricultura e vendo que é possível levar para eles um pouco dessa experiência do Brasil”, destaca.
De acordo com Colsera, a visita vai estreitar ainda mais o comércio entre os dois países. “Por enquanto, a relação comercial o Brasil e o Sri Lanka é muito pequena, mas existe possibilidade de o intercâmbio crescer, não só em termos de comércio, mas também em troca de experiência e de tecnologia”, afirma.
Para o secretário, seria importante para que as autoridades brasileiras visitassem o Sri Lanka para diversificar os mercados externos e beneficiar-se do crescimento econômico do sul da Ásia. “Seria interessante [para o Brasil] ampliar essa diversificação, até porque essa região da Ásia tem um potencial de desenvolvimento muito grande”, avalia.
Nesta quarta-feira (16/01), a comitiva visitará fazendas de pecuária de corte em Uberaba (MG). A missão do governo do Sri Lanka, em seguida, vai a São Paulo, onde visitará fazendas de café e dois centros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): em São Carlos e em Piracicaba. A comitiva retorna ao Sri Lanka no sábado (19/01).
(Por Quênia Nunes, Agência Brasil, 15/01/2008)