Uma onda de frio procedente da Sibéria causou quatro mortos, e arrasou colheitas e árvores frutíferas em todo o Líbano. O jornal "L'Orient Le Jour" informa que duas pessoas morreram nas aldeias de Sawwane e Yohmor (ambas no sul) e uma terceira em Denniye (norte).
Os três morreram por hipotermia e faziam parte das camadas sociais mais baixas, que nestes dias não podem comprar combustível para aquecer suas casas, acrescenta o jornal. A quarta vítima perdeu a vida em Labue (sudeste) esmagada por um trator que derrapou por causa do gelo. Esta onda de frio sem precedentes, que vem acompanhada de céus claros e vento do norte, trouxe temperaturas extremamente baixas em algumas regiões do Líbano, como os 12 graus abaixo de zero na montanhosa região dos Cedros, ao nordeste de Beirute.
Também foram registradas temperaturas muito mais baixas do que o habitual em Beirute (seis graus) e outras cidades importantes como Trípoli, no norte do país, onde se chegou a zero grau.
Esta onda de frio provocou também vários acidentes de estrada, rompeu as canalizações de água potável, sobretudo na região montanhosa, e destruiu cultivos e árvores frutíferas. O serviço meteorológico estima que a partir de hoje as temperaturas começarão a subir, embora ainda serão mais baixas que as freqüentes por estas datas.
(
Último Segundo, 15/01/2008)