A exatos 16 dias da festa de Iemanjá, realizada no dia 2 de fevereiro, este ano sábado de Carnaval, o diretor de Festas Populares da Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa), Paulo Roberto Carvalho, se reuniu na noite desta segunda-feira, 14, com 20 moradores e lideranças do Rio Vermelho, bairro onde há 84 anos acontece o evento. A despeito da ausência de representantes dos pescadores, "principais protagonistas“, mas que ainda não receberam verbas para a festa, o objetivo do encontro foi de apresentar as principais medidas tomadas para uma das mais importantes comemorações do calendário festivo baiano.
Dentre as novidades para este ano está a decoração criada por Carlinhos Brown, morador do local e curador do evento, e seu parceiro, o artista plástico Ray Vianna. Ao longo de toda a principal rua do bairro, uma enorme rede de pesca com 600 metros de comprimento por 12 de largura, cheia de peixes e búzios, estará por cima dos visitantes.
“Peixes e búzios como símbolos e elementos da fartura que gira em torno de Iemanjá”, explicou Vianna. Além disso, o dorso de um peixe em aço, com 9 metros de altura por 4,5 de altura, dourado e vazado para não tapar a visão do mar, será instalado em frente à principal praia. Por último, grandes rosas brancas serão colocadas nos postes ao lado da praia e 10 barcos brancos estarão à disposição do público para qualquer intervenção artística (pinturas). Outra medida anunciada diz respeito ao trânsito. A partir das 18h do dia 1º e até as 20h do dia 3, todas as principais ruas do bairro estarão fechadas para a circulação de veículos.
LIMPEZA - Uma das preocupações dos organizadores é a poluição visual e sonora que há anos tomou conta da comemoração. “Não lembro mais de imagens da festa sem que o caminhão de transmissão da TVE, por exemplo, não ficasse na frente de tudo, inclusive do mar”, lembrou Brown. Com isso, ficou decidido que este ano os carros das televisões que fazem a cobertura ao vivo do evento terão de parar distante do local, e que apenas os cabos avançarão no sentido do barracão onde são entregues os presentes ao orixá.
Ainda de acordo com o diretor da Emtursa, o som das barracas e das varandas das casas também deverão ser disciplinados, mas ele não explicou como. Os cinco palcos que serão instalados ao longo do bairro estão mantidos. Após o horário de entrega das oferendas, haverá shows de Carlinhos Brown, Gerônimo, Mariene de Castro e Neto Bala, além de apresentações de música instrumental, sambas-de-roda do Recôncavo, de raiz e rock. Ao final da reunião, Brown fez, em primeira mão, uma pequena apresentação de “Odoyara”, música composta para a ocasião.
(Fábio Bittencourt,
A Tarde, 15/01/2008)