Entre 12 e 15 mil casas da Capital devem ser visitadas até sexta-feira em busca do mosquito transmissor da dengue e da febre amarela
Será o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti deste ano em todos os bairros. O trabalho será feito das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os agentes estarão identificados com coletes e crachás ou bonés da Vigilância em Saúde. Se ocorrerem dúvidas, as pessoas podem ligar para o 156 e checar o nome de quem está trabalhando. É importante os moradores acompanharem o trabalho dos agentes, que vão verificar todos os locais com água parada.
Os resultados do último levantamento, feito em outubro de 2007, apresentaram uma redução da presença de larvas do mosquito. O Índice de Infestação Predial (IIP) médio da cidade foi de 0,3%, considerado de baixo risco. O maior foi de 1,8%, apenas no bairro Santa Teresa.
Por meio de amostragem, conforme metodologia definida pelo Ministério da Saúde, serão identificadas larvas e medido o Índice de Infestação Predial (IIP), que expressa, em percentual, o número de imóveis com a presença de larvas do Aedes aegypti. Os números serão avaliados e resultarão no diagnóstico que orientará as medidas e ações de combate ao mosquito.
(Zero Hora, 15/01/2008)