Porto - A associação Eixo Atlântico, que reúne 28 municípios do norte de Portugal e da Galícia espanhola, assinou nesta segunda-feira um inédito protocolo com duas grandes empresas de reciclagem que permitirá apresentar candidaturas conjuntas a fundos da União Européia e promover a educação ambiental na população.
"Este protocolo permite juntar esforços para avançar com a pesquisa, promover a reciclagem e proteger o ambiente", afirmou Xoan Mao, secretário-geral da organização luso-espanhola.
O acordo foi assinado por Luís Filipe Menezes, prefeito do município luso de Gaia, que atualmente também preside o Eixo Atlântico, e pelos diretores-gerais da empresa portuguesa Ponto Verde, Luís Martins, e da espanhola Ecoembalajes, Melchior Ordonez.
Com este acordo, as duas empresas procuram obter soluções para reduzir o impacto que os resíduos urbanos provocam no meio-ambiente.
"Uma das nossas preocupações mais significativas é dar prioridade às políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável", afirmou Menezes, na intervenção que encerrou a cerimônia.
O prefeito salientou que, nos últimos anos, foi registrado um "salto significativo" na compreensão do que são as políticas de defesa do meio-ambiente, que necessitam de uma ligação à economia real para terem sucesso.
"As políticas de ambiente só são possíveis se forem de desenvolvimento sustentável, o que implica o envolvimento das empresas e da sociedade", defendeu.
Nesse sentido, considerou que o acordo assinado nesta segunda-feira "é o sinal do envolvimento das empresas", frisando que ele permitirá "criar condições para a apresentação de candidaturas que visem a um perfeito aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis para este tipo de política".
Um dos objetivos é a apresentação de uma candidatura conjunta ao fundo europeu LIFE, para o desenvolvimento do projeto de análise do ciclo de vida dos resíduos de embalagens recolhidas.
(
BOL, 14/01/2008)