Porto Alegre é área livre de transmissão da febre amarela e não registrou nenhum caso da doença até hoje. A coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeira Maria de Fátima de Bem, reforça que somente as pessoas que forem viajar para as áreas de risco devem ser vacinadas. Devido à corrida da população em busca da vacina, os estoques estão baixando. A vacina deve ser feita pelo menos dez dias antes da viagem e dá imunidade por dez anos.
De quarta-feira (09/01), até o final da tarde de segunda (14/01), foram aplicadas 4.119 doses da vacina contra a febre amarela nos quatro postos da SMS. No Centro de Saúde Modelo, que recebeu mil doses esta manhã, 2.246 pessoas foram vacinadas, 855 só hoje. Na Unidade Básica de Saúde da Tristeza, 663 doses foram aplicados, no Centro de Saúde IAPI, 800, e no Aeroporto, 410.
Áreas de risco
No Brasil, os locais de risco são as áreas de matas e rios nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Locais de vacinação
- De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:
Centro de Saúde Modelo (Avenida Jerônimo de Ornellas, 55)
Centro de Saúde IAPI (Rua Três de Abril, 90)
Unidade Básica de Saúde Tristeza (Avenida Wenceslau Escobar, 2442)
- De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h:
Aeroporto Internacional Salgado Filho.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 14/01/2008)