O governo da China anunciou que fechou neste domingo mais de 11 mil pequenas minas de carvão como parte do segundo ano de uma campanha para aumentar a segurança no setor industrial que mais mata no país. Segundo um relatório da operação, um total de 11.115 minas foram bloqueadas, o que representa 45% de todas as pequenas minas de extração de carvão existentes em toda a China.
Entre as irregularidades encontradas estão a inexistência de permissão legal para funcionamento ou de equipamentos de segurança, o que pode causar até danos ambientais. As pequenas minas de carvão são responsáveis pela maioria das mortes na indústria de mineração.
As minas chinesas são as mais perigosas do mundo, com uma média de quase 13 mortes por dia em razão de incêndios, explosões e inundações. Só em 2006 foram registradas 4.700 mortes, seja pela falta de medidas de segurança ou a exploração excessiva das jazidas, que aumenta no inverno.
As mineradoras freqüentemente empregam mais mineiros do que o permitido para extrair o máximo de carvão possível e satisfazer a demanda chinesa por energia. O carvão é fonte de mais de 70% da energia consumida na China.
(
Folha Online, 14/01/2008)