A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, registrou um caso de suspeita de febre amarela. A jovem Gabriela Cardoso Macedo, de 18 anos, está internada desde a última terça-feira (08/01) na unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Apesar de os sintomas também serem compatíveis com febre amarela, a suspeita mais forte é de dengue. O hospital aguarda o resultado dos exames e a paciente deve receber alta nesta terça (15/01).
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a paciente passou um mês numa fazenda de Tuverândia, no interior de Goiás, e retornou a Ribeirão Preto no dia 3.
Até o momento, 24 casos de suspeita de febre amarela foram notificados ao Ministério da Saúde, mas apenas dois foram confirmados – um no Distrito Federal e outro em São Paulo. O primeiro resultou na morte do paciente.
Durante este mês, 3.258.500 doses de vacina contra a doença foram enviadas para todo o país, segundo dados do ministério. Em pronunciamento ontem, o ministro José Gomes Temporão reforçou o apelo para que apenas as pessoas que pretendem se dirigir à regiões de mata e que não tomam a imunização há mais de dez anos procurem os postos para se vacinar.
(Por Mariana Jungmann, Agência Brasil, 14/01/2008)