As imagens geradas pelas câmeras que estão a bordo do Cbers-2B, o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres produzido em cooperação entre o Brasil e a China, lançado no dia 19 de setembro do ano passado, já estão disponíveis no catálogo de imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Após solicitação do usuário, a imagem é enviada por e-mail em até dez minutos, gratuitamente. Três câmeras produzem as imagens, utilizadas em aplicações variadas, como monitoramento e medições de áreas desmatadas na Amazônia.
A câmera pancromática de alta resolução HRC, que permite a observação da superfície terrestre com grande detalhamento, um imageador de amplo campo de visada (WFI), que fornece imagens de uma faixa de 890 quilômetros de largura com resolução espacial de 260 metros, além de uma câmera imageadora de alta resolução (CCD). As imagens ao lado mostram uma área do Mato Grosso e o município de Cacoal, em Rondônia, que tem um acelerado processo de ocupação agrícola. As áreas verdes correspondem a florestas ou áreas em regeneração, e as vermelhas, a solos expostos.
(24 Horas News, 11/01/2008)