Todas as manhãs os banhistas de Torres encontram as praias limpas. O que eles não imaginam é que isso é resultado de muito trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito. São 40 pessoas que, todos os dias da semana, às 5h da manhã, começam a limpar a faixa de areia. Um trabalho fundamental para garantir a diversão de veranistas, turistas e moradores. O secretário de Obras de Torres, José Ivan Pereira, ressalta que “praia boa é praia limpa e a Administração João Alberto tem trabalhado muito para possibilitar a todos um veraneio de qualidade”.
A ação de limpeza acontece na Praia Grande até os Molhes, na Prainha e na Praia da Cal. São recolhidos resíduos provenientes do mar, do Rio Mampituba e, principalmente, das atividades de comércio e lazer desenvolvidas na praia Além da limpeza manual, todos os dias, às 6h, um caminhão de empresa contratada entra na faixa de areia para coletar os resíduos do comércio à beira-mar. A limpeza de toda a orla marítima, envolvendo praças, calçadão, pistas, canteiros e vegetação, também é realizada nessa operação.
No Morro do Farol e na Lagoa do Violão o lixo também é recolhido diariamente. No Parque da Guarita, a limpeza da praia e dos morros é feita todos os dias pela administração do parque e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sendo que a Secretaria de Obras é responsável pelo recolhimento dos resíduos. Já a manutenção da limpeza da orla das praias do Sul é realizada duas vezes por semana, nas segundas e sextas-feiras.
No centro da cidade o fluxo também é intenso. “Com o aumento considerável de veranistas e turistas se torna necessário uma atuação mais constante de limpeza nas vias e praças do centro, o que tem sido feito diariamente”, esclarece José Ivan Pereira. “Nosso trabalho diário prioriza praia limpa e prazerosa, cuidando e valorizando o meio ambiente”, comenta. Diante disso, solicita a colaboração de todos para não deixarem lixo espalhado na areia, praças, morros e vias públicas. “É só recolher o seu lixo e depositar na lixeira mais próxima, ajudando a preservar o meio ambiente”, finaliza.
(Litoral Norte, 14/01/2008)