O boletim da balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (11) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), confirma as boas condições para banho em praias e balneários do Estado. No Litoral Norte, as amostras coletadas na Praia da Guarita, em Torres, e em Arroio do Sal voltaram a apresentar baixos índices de coliformes fecais.
A divulgação da balneabilidade do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas da Região do Uruguai e do Lago Guaíba foi feita pelo gerente da regional da Fepam no Litoral Norte (Gerlit), Mattos"Allem Roxo. A apresentação dos relatórios dos litorais Médio e Sul ficou a cargo do gerente regional do Litoral Sul (Gersul), Francisco Finger, em Pelotas.
No Litoral Médio, a Praia do Laranjal, em Pelotas, continua com quatro pontos impróprios. Nesta semana, o ponto à direita da Rua Principal, no balneário dos Prazeres, que nos boletins anteriores não apresentava condições para banho, está próprio para balneabilidade. Já as amostras colhidas no ponto em frente à Avenida Rio Grande do Sul, no balneário Santo Antonio, apresentaram em duas, de cinco realizadas, um número acima de mil coliformes fecais por 100ml de água, o que muda as condições do local para impróprio.
Abaixo a situação em cada região do Estado:
Litoral Norte: As praias do Litoral Norte foram consideradas próprias para banho de mar, com exceção da foz do rio Mampituba, em Torres.
Litoral Sul: Todos os pontos de monitoramento das praias de Pedro Osório, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar foram considerados próprios para banho.
Litoral Médio: Todos os pontos monitorados nas praias de Palmares do Sul, Mostardas, Tapes, Arambaré, Cristal e São Lourenço do Sul foram considerados próprios para banho. Os balneários localizados no Laranjal, em Pelotas, seguem impróprios para banho. Entretanto, esta semana dois pontos no Balneário dos Prazeres apresentam boas condições de balneabilidade. São eles: 100m após a ponte do Totó, e 200m à direita da Rua Principal.
Rio Uruguai: Todos os pontos de coleta da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai estão próprios para banho. Nesta bacia hidrográfica a Fepam desenvolve o Projeto Balneabilidade nos municípios de Alegrete, Itaqui, Jaguari, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Mata, Santiago, São Vicente do Sul, Cacequi, Rosário do Sul e Dom Pedrito.
Lago Guaíba: Na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba os balneários considerados próprios para banho são: Praia Nova (Cachoeira do Sul, rio Jacuí), Praia Cachoeirinha (General Câmara, rio Jacuí), Praia das Tunas (Restinga Seca, rio Vacacaí), Balneário Nova Palma (Nova Palma, rio Soturno), Praia Carlos Larger (Candelária, rio Pardo), Praia Santa Vitória (Rio Pardo, rio Jacuí), Balneário Passo do Verde (Santa Maria, rio Vacacaí), Praia das Pombas (Parque Itapuã, lago Guaíba), Praia da Pedreira (Parque Itapuã, lago Guaíba).
Os balneários de Sans-Souci (Eldorado do Sul, no Lago Guaíba), Praia da Alegria (Guaíba, lago Guaíba), Praia da Florida (Guaíba, lago Guaíba), Recanto das Mulatas (Barra do Ribeiro, lago Guaíba), e a Praia do Encontro (São Jerônimo, rio Jacuí) estão impróprias para banho.
As informações do Projeto Balneabilidade também podem ser obtidas pelo site da Fepam, no endereço www.fepam.rs.gov.br.
(Litoral Norte, 14/01/2008)