Uma expedição chinesa chegou no sábado (12) ao topo do bloco de gelo mais alto do mundo, a Cúpula A, na Antártida, com o objetivo de instalar uma estação para futuras pesquisas científicas, informou a agência estatal chinesa "Xinhua".
Integrada por 17 cientistas, a expedição iniciou a escalada dos 4.093 metros de altitude da formação no dia 22 de dezembro, depois de partir da base de Zhongshane.
Com o feito, os expedicionários igualaram a façanha de 12 companheiros que, em 2005, tinham se tornado os primeiros a chegar ao mesmo ponto.
A missão dos cientistas é escolher um local apropriado para a terceira estação de pesquisa da China, a partir da qual estudarão a evolução climática do planeta ao longo do último milhão de anos.
Segundo Sun Bo, que lidera a expedição, todos os 17 cientistas estão bem de saúde e decididos a cumprir suas tarefas.
Durante os 90 dias da missão, o grupo vai construir um observatório sismológico e estudar as alterações psicológicas provocadas pela altura no ser humano.
Além disso, um radar acústico será instalado no pico, considerado o melhor ponto da Terra para a observação de estrelas, já que o céu sobre a região fica limpo 99% do tempo e livre das distorções geradas pela luz solar, poeira ou por gases.
(
Ambiente Brasil, 14/01/2008)