Protocolo de Cooperação Cultural e Turística inédito entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e a Prefeitura de Torres iniciou a realização de atividades de educação ambiental, inserção social e de conservação do Parque Estadual de Itapeva. Por determinação do secretário Otaviano Moraes e gestionado pelo secretário adjunto Francisco Simões Pires, o documento prevê a realização de cursos e ações educacionais no local, visando à colaboração mútua, priorizando o fomento do turismo no município, denominado “Vocês Verão Torres”.
A principal novidade será a realização de programas e subprogramas, entre os quais se destacam a qualificação do condutor turístico do Parque de Itapeva, que terá 30 vagas; o consumo responsável-descarte correto, também com 30 vagas, objetivando a relação entre as práticas do consumidor e o meio ambiente; e o Ambiente Mágico do Parque, com outras 30 vagas, visando trazer ao conhecimento dos visitantes as belezas naturais do parque.
No que se refere à qualificação do condutor turístico, o objetivo é possibilitar às pessoas atingidas pela implantação do parque o conhecimento das potencialidades da unidade de conservação, bem como criar alternativa construtiva do conhecimento das potencialidades do parque e proporcionar a geração de renda pelo desempenho da atividade de condutor turístico voluntário, esclarece Francisco Simões Pires.
O público alvo, desta maneira, são pessoas vulneráveis socialmente ocupantes das áreas atingidas pelo Parque Estadual de Itapeva, indicados pelo Município de Torres, para o programa de qualificação, e turistas e moradores de Torres para os demais programas.
Caberá a Sema a realização do Programa de Educação Ambiental contextualizado ao Parque Estadual de Itapeva, o Programa Trilha Ecológica, manutenção das condições de higiene e utilização das dependências do Parque, bem como ceder as dependências do parque para atividades de condutores locais (guias turísticos).
Já a Prefeitura de Torres terá que providenciar espaço para o desenvolvimento dos projetos educacionais, indicar os participantes do Programa de Qualificação, dispor de educadores para a realização dos programas e de dois servidores para auxiliarem nas atividades de limpeza do parque.
O principal programa, motivador da assinatura do Termo de Cooperação, é o de Educação Ambiental, que visa promover a discussão e o conhecimento sobre o meio ambiente e colocar o Parque Estadual de Itapeva à disposição da comunidade de Torres e veranistas.
(Imprensa Sema/Fepam, 12/01/2008)