Mais de 8 mil turistas argentinos que vão passar férias no Brasil se vacinaram contra a febre amarela, nos três primeiros dias da campanha iniciada na capital, Buenos Aires. De acordo com fontes oficiais do governo argentino, a cifra é “altíssima”.
Apenas nos três centros da capital, 8.050 pessoas procuraram a vacina, mesmo estando para viajar para o litoral brasileiro, onde não é necessário estar imunizado. Os dados do interior ainda não estão disponíveis.
Na última quinta-feira (10/01), foram vacinados cerca de 4,7 mil turistas e na sexta-feira e ontem, mais cerca de 3,35 mil passaram pelos postos. O diretor nacional de Prevenção de Doenças e Riscos, Hugo Fernández, informou que a iniciativa se estenderá por todo o verão.
Segundo Fernández, para dois dias e três centros abertos, e levando em conta a taxa anual de vacinação, a procura atual pode ser considerada altíssima. Ele atribuiu o movimento ao grande fluxo turístico comum nesse período do ano.
Para Fernández, a procura também pode ter sido resultado da falta de informação, já que a recomendação de vacinar-se é para aquelas que se dirigem a cidades situadas nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Apesar disso também buscaram a vacina aqueles que programaram férias no Sul brasileiro e na costa, regiões onde não há perigo de contágio.
No interior do país a situação deve se regularizar a partir desta segunda (14/01), já que ainda faltam ser distribuídas mil doses de vacina, principalmente no sul, provenientes da reserva que o Ministério da Saúde tem nos estados do norte do país, cuja população está mais próxima do Brasil e, normalmente, com mais possibilidade de contrair a doença.
(Agência Brasil, com informações da Agência Telam, 13/01/2008)