De janeiro do ano passado até agora já foram detectados cerca de 14,9 mil casos de dengue no Pará, um deles diagnosticado como dengue hemorrágica, registrado no município de Ananindua.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) estão fazendo um monitoramento aéreo para mapear casas com piscina, caixas d’água abertas, ou terrenos baldios que podem ser fonte de proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
Após o monitoramento, agentes de saúde serão mandados aos locais mapeados para que seja feita uma vistoria. A coordenadora de dengue do estado, Iza Cláudia Cruz , pede que a população ajude no combate ao mosquito.
"É primordial neste momento que a comunidade que a população, entre em parceria com os funcionários do estado ou do município pra ajudar nessa guerra contra o mosquito, que faça a limpeza das piscinas, que tampe as caixas d’agua. A gente pede à população que seja vigilante".
Na última sexta-feira (11/01), foram sobrevoados os bairros de Nazaré, Batista Campos, Jurunas e São Braz, que estão entre os 14 da região metropolitana de Belém que registraram os maiores índices de casos de dengue.
(Por Ana Paula Michnik, Agência Brasil, 13/01/2008)