As nevascas e as baixas temperaturas no Irã já causaram cinco mortes e deixaram outras 48 pessoas feridas em diversos acidentes de trânsito, além de provocarem o fechamento do aeroporto de Teerã e cortes no fornecimento de gás.
A televisão pública iraniana informou neste sábado que os acidentes nas estradas, causados pelas condições meteorológicas adversas, se concentraram na parte norte do país, que, desde o começo da semana, é a mais castigada pelas baixas temperaturas.
Em Teerã, todos os colégios permanecem fechados desde domingo, situação que se repete nas províncias do norte, oeste, leste e centro do país, entre elas Golestan, Azerbaijão Oriental e Ocidental, Khorasan, Isfahan, Semnan e Qom.
A neve também causou transtornos aos estudantes universitários, que tiveram os exames trimestrais adiados até o fim do mês.
Os vôos nacionais e internacionais do Aeroporto Internacional Imam Khomeini, em Teerã, foram cancelados, informou a TV estatal.
Além disso, as baixas temperaturas fizeram disparar o consumo de gás, o que provocou cortes no fornecimento em todo o país, especialmente nas províncias do norte.
(
Folha Online, 12/01/2008)