Mais uma ponte que liga a Argentina ao Uruguai é fechada, em protesto contra a construção de fábricas de celulose à beiro do Rio Uruguai, segundo informações da agência de notícias argentina Télam. A ponte que liga ao Uruguai a cidade argentina de Colón, no estado de Entre Ríos, estará bloqueada a partir de hoje (11) às 20 horas (21 horas de Brasília), por tempo indeterminado.
A medida se soma à adotada pelos ambientalistas da cidade de Gualeguaychú há mais de um ano. Com isso, o único acesso terrestre entre os dois países é a passagem que une Concordia, na Argentina, e Salto, no Uruguai.
A decisão de bloquear a ponte internacional General Artigas por tempo indeterminado foi tomada pela Assembléia Ambientalista de Colón, em repúdio à presença da fábrica finlandesa de celulose Botnia, na cidade de Fray Bentos, “para demonstrar que a luta está viva”, segundo comunicado do grupo.
Já os ambientalistas da cidade de Concordia decidiram manter aberto o acesso terrestre que faz a ligação com Salto e convocar uma manifestação “contra a poluição ambiental e a favor do meio ambiente”, conforme afirmou à Télam um dos líderes do movimento, Luis Román.
A mobilização será realizada no domingo (13). Ontem (10), o governador de Entre Ríos, Sergio Urribarri, reuniu-se pela primeira vez com os ambientalistas de Gualeguaychú, na tentativa de manter canais de diálogo para avançar em busca de solução para o conflito por causa da instalação da fábrica finlandesa.
(Ana Luiza Zenker, Agência Brasil, 11/01/2008)