Um incêndio de grande proporção atingiu parte da vegetação da Avenida Luis Viana Filho (Paralela), próximo ao Viaduto Luis Eduardo Magalhães. De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Militar e Civil (Centel) o incêncio já foi controlado. O Corpo de Bombeiro foi acionado às 12h42. Os bombeiros solicitaram à Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) o envio de um carro-pipa para ajudar na operação. Não há feridos.
De acordo com o Capitão Raimundo Fernandes, da Centel – Coordenadoria Bombeiros, um incêndio de vegetação normalmente é controlado em 1h, caso não seja de grande proporção. Ainda segundo o Capitão Fernandes, diversos pontos de Salvador sofrem nesta época do ano com incêndio de vegetação.
“É comum por causa do calor, a vegetação está mais seca e propensa ao incêndio. Existe também o descuido das pessoas, como jogar cigarro perto da vegetação ou queimar o lixo”.
De acordo com o registro de ocorrências do Corpo de Bombeiros, em 2007, foram registrados 953 casos de incêndio em vegetação em Salvador. Desde o início deste mês de janeiro (até o dia 8), foram registrados 68 casos.
No mesmo período, ocorreram mais dois incêndios de vegetação em Salvador: no Conjunto Pirajá, próximo ao final de linha; e em frente à feira de São Joaquim, em São Joaquim. Viaturas dos bombeiros atuam no local. Não há feridos.
(Maria Clara Lima,
A Tarde, 10/01/2008)