Segundo o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias, ontem (10) as barragens da Maestra e Samuara estavam cheias, e a do Faxinal estava com apenas 0,46m abaixo do nível normal. Já o Complexo Dal Bó estava com 0,33m abaixo do nível. Segundo o diretor-geral do Samae, Marcus Vinícius Caberlon, a situação atual dos reservatórios do município é bem diferente da registrada em meados de 2006, quando foi criado um decreto que regulava o consumo consciente de água.
- Naquela época a Maestra estava com 7m abaixo do nível normal. Hoje, ela está cheia. As pessoas precisam entender que não poupar hoje pode ocasionar problemas no futuro. Acho muito pouco provável criarmos outro decreto - avalia Caberlon.
De acordo com o diretor, este calor atípico faz com que o consumo aumente. Como comparativo, ele cida que no dia 22 de dezembro também fez um calorão na cidade, e o consumo de água somente naquele dia foi 50% superior a um dia comum.
Estiagem em setembro
Ontem, a governadora Yeda Crusius (PSDB) determinou a criação de uma força-tarefa, integrada por várias secretarias, com o objetivo de prevenir uma estiagem.
- Fomos avisados pela rede de serviços de meteorologia de que haverá uma estiagem no mês de setembro - revelou Yeda.
(O Pioneiro, 11/01/2008)